E então, você já parou para pensar qual é a posição que você dorme? De lado, Costas ou Bruços?
Pois é, saber a posição em que você dorme, é muito importante para definir o travesseiro ideal, para a sua saúde e a qualidade do seu sono.
Nós passamos em média um terço da nossa vida dormindo, então, um bom colchão com o travesseiro correto faz toda a diferença para a nossa qualidade de vida.
Problemas causados por uma noite mal dormida
Estresse/ Mal humor
Dores musculares
Problemas na estrutura óssea
Sistema imunológico comprometido
Falhas de memória
Falta de apetite
Aparecia prejudicada com o aparecimento de olheiras
Redução do tecido cerebral
Desatenção
Falta de ânimo para atividades simples
Já sabemos que uma boa noite de sono é essencial para recarregar as energias, e faz toda a diferença na nossa saúde. E um travesseiro que não é adequando para o seu corpo e hábitos noturnos, pode se tornar um vilão em nossas vidas.
Agora as dicas de escolha para cada posição:
Para quem dorme de lado
Esta posição é a mais adequada para sua saúde, devido ao fato de proporcionar o melhor alinhamento do pescoço, e consequentemente da coluna.
É recomendado o uso de um travesseiro mais alto e firme para sustentar a cabeça em um ângulo de 90° em relação ao ombro. E um outro travesseiro mais macio e fino entre os joelhos, que devem estar semiflexionados.
Para quem dorme de costas (Barriga pra cima)
Nesta posição devemos nos atentar para a posição da nossa lombar e cervical.
Recomenda-se o uso de um travesseiro mais macio, de altura baixa ou média, para a sustentação da cabeça, impedindo que ela incline para trás. E não fique muito flexionada para cima, pois pode impedir a respiração e tensionar a cervical.
Também devemos nos preocupar em deixar nossos joelhos semiflexionados, para não sobrecarregar a lombar. E para isso podemos usar um travesseiro de tipo rolinho ou um mais simples de altura média.
Para quem dorme de Bruços (Barriga para baixo)
Já esta posição não é recomendada pois pode facilmente tensionar alguns órgãos e principalmente nossa coluna vertebral.
Entretanto, se você só se sente a vontade desta maneira, podemos amenizar os possíveis problemas.
Procure um travesseiro baixo e macio, geralmente de algodão ou alguma espuma fria, que possa facilmente se adaptar ao formato de sua cabeça sem pressiona-la, e permitir uma boa respiração.
E um outro travesseiro, também baixo e macio para o abdômen, usado na curvatura da cintura. Para diminuir a pressão entre o tórax e o colchão.
TRAVESSEIRO DE ESPUMA
Disponível em vários formatos, o travesseiro de espuma é bem macio, mas precisa ser denso o suficiente para manter a cabeça na altura certa.
É o tipo de travesseiro mais indicado para ser usado no verão ou por quem mora em regiões de clima mais quente, pois o material não esquenta. O travesseiro de algodão também é ótimo para quem sofre de alergias porque não solta fiapos.
Eles levam mais tempo para afundar com o peso da cabeça, mas em compensação, ajudam a manter o corpo na posição correta na hora de dormir. O travesseiro de látex é ideal para os alérgicos e pode ser lavado à mão.
Feito com material utilizado pelos astronautas, o travesseiro de viscoelástico é um dos mais indicados pelos ortopedistas porque é confortável e não deforma nunca.
Estas foram algumas dicas para te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono, e viver melhor. Caso queira ver mais dicas, continue acompanhando nosso blog e Instagram, que estarão recheados de dicas pensadas com carinho para você.